Cuidados com o corpo e a mente promovem uma vida mais feliz e saudável
Você consegue se lembrar de tudo aquilo que colocou no prato hoje? Muitas vezes, ingerimos lanches rápidos e alimentos industrializados de forma desatenta, perdendo a noção da quantidade. Mas o pecado da gula custa caro: os excessos na ingestão de alimentos gordurosos, ricos em açúcar, com muito sal e outros maus hábitos alimentares resultam em prejuízos para a saúde.
Invista em uma alimentação saudável!
O ditado popular “você é o que você come” reflete mesmo a realidade. Pessoas que investem em uma boa dieta, com alimentação variada e colorida, ingerindo, especialmente, alimentos in natura em detrimento dos produtos processados, conseguem obter a quantidade de nutrientes que o organismo necessita para as suas funções vitais e fortalecem o sistema imunológico, atuando no combate às doenças.
Quem deseja cultivar hábitos alimentares saudáveis pode conferir as dicas do Ministério da Saúde no Guia Alimentar para a População Brasileira. Uma das principais recomendações do ministério é não abusar no consumo de sal. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 (PNS/IBGE), em média, o brasileiro consome 9,3 gramas de sal por dia, quantidade muito superior ao limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é cinco gramas por dia. E o pior: somente 12% dos brasileiros adultos estão conscientes do exagero.
“O sal é o principal fator de risco dietético no mundo. Ele tem uma associação direta com doenças cardiovasculares mediadas por hipertensão. O sal é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, porque pessoas morrem prematuramente, as pessoas adoecem”, afirmou Eduardo Augusto Fernandes Nilson, Coordenador-Geral substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em comunicado.
É importante observar os conselhos de médicos, nutrólogos, nutricionistas e outros especialistas que reforçam a importância de uma alimentação balanceada para a conquista de uma vida saudável. Isso significa uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, além de beber um volume de água adequado todos os dias.
Mente sã, corpo são
A saúde vai ainda muito além do que se coloca no prato. O conceito abrange bem-estar físico e mental. Confira outras dicas para promover o seu bem-estar:
- Pratique exercícios físicos com regularidade
- Durma bem
- Não pule refeições e invista em uma dieta balanceada
- Não se esqueça de beber água
- Tome sol e sempre use filtro solar
- Aposte em práticas de meditação e relaxamento
- Cultive boas amizades
- Faça um check-up periódico para prevenir doenças
- Não se automedique
- Livre-se das coisas que não servem mais
- Busque apoio psicológico para prevenir doenças mentais
- Seja leve, descarte lembranças que trazem sofrimento
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS