Como prevenir a doença renal e envelhecer com saúde

O diabetes descontrolado pode causar doença renal e outras complicações durante o envelhecimento, mas algumas medidas básicas ajudam a reduzir esse risco.1

 

Com o aumento da expectativa de vida e o consequente envelhecimento populacional, é natural que as pessoas cheguem à terceira idade acompanhadas de diversas comorbidades, como a hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), o diabetes e a doença renal crônica.1 Quando essas doenças não estão sob controle, elas podem causar danos a diversos órgãos vitais e impactar a qualidade de vida dos pacientes.

 

Assim, sabendo que a população acima dos 60 anos é a que mais cresce em todo o mundo¹, é preciso que as pessoas aprendam a importância de controlar suas comorbidades e saibam como cuidar melhor do corpo para garantir um envelhecimento saudável e tranquilo.

Desafios renais no processo de envelhecimento

À medida que envelhecemos, é comum observar uma piora gradual da função renal, visto que os rins naturalmente tendem a diminuir em tamanho, peso e eficiência. No entanto, doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes podem acelerar esse declínio, comprometendo a capacidade dos rins de filtrar a urina e de metabolizar e eliminar substâncias de forma adequada.2

 

Ou seja, o órgão, que naturalmente já tem a sua capacidade funcional reduzida ao longo da vida, precisa lidar com os danos causados pelo açúcar em excesso e pela pressão sistêmica aumentada.

Qual a relação entre diabetes e doença renal?

O diabetes mellitus é uma condição que causa uma concentração elevada de açúcar no sangue (hiperglicemia), gerando complicações em várias partes do corpo, especialmente nos nervos e nos pequenos vasos sanguíneos que irrigam os rins, olhos e coração.3 Portanto, quando o diabetes está descontrolado e os níveis de glicose permanecem elevados por longos períodos, os rins podem sofrer danos constantes, que vão desencadear a doença renal crônica.

 

Isso significa que os rins apresentam dificuldade para desempenhar sua função principal de filtragem, resultando em um desequilíbrio entre substâncias que deveriam ter sido eliminadas (como a ureia) e as que deveriam ter sido reabsorvidas (sais, íons e proteínas). Dessa forma, diversas outras condições de saúde podem surgir ou ser agravadas, principalmente arritmias e doenças neurológicas.4

 

Assim, pode-se dizer que os rins de pessoas com diabetes e outras doenças crônicas descompensadas enfrentam uma sobrecarga adicional ao processo natural de envelhecimento, evidenciando a importância de adotar medidas que promovam a saúde dos rins para prolongar sua sobrevida.

O que é a doença renal do diabetes?

A doença renal do diabetes ocorre quando o alto nível de glicose no sangue lesiona os rins, gerando perda excessiva de proteína, menor taxa de filtração sanguínea e menor produção de urina, sendo que, na maioria das vezes, essas alterações não causam sintomas aos pacientes.5

 

Portanto, é essencial que, durante o processo natural de envelhecimento, todos as pessoas – principalmente as diabéticas e hipertensas – façam um acompanhamento médico rotineiro, para realizar avaliações e exames periódicos que ajudem a identificar e rastrear as principais complicações renais.

Como evitar a doença renal e envelhecer com saúde

Embora qualquer pessoa corra o risco de desenvolver doença renal com o avançar da idade, aquelas com comorbidades crônicas descompensadas apresentam mais chances de terem complicações. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença renal do diabetes é a principal causa de indicação para hemodiálise, um procedimento invasivo e que impacta significativamente a qualidade de vida do paciente e de seus familiares.6

 

Com algumas mudanças no estilo de vida, é possível controlar com mais facilidade os fatores de risco para complicações renais, garantindo um envelhecimento mais saudável e tranquilo.

 

Algumas dicas são:7

 

Fatores de risco para a doença renal crônica

O envelhecimento é um fator de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica que não podemos modificar; afinal, todos vamos envelhecer. Mas há uma série de fatores de risco que as pessoas podem mudar para reduzir as chances de desenvolver insuficiência renal e, consequentemente, impactar na qualidade e no tempo de vida.6

 

Assim, os principais fatores de risco conhecidos para a doença renal são:6

 

  • Obesidade;
  • Diabetes mellitus;
  • Hipertensão arterial sistêmica;
  • Colesterol alto;
  • Tabagismo.

Como controlar o diabetes durante o envelhecimento

Ao adotar um estilo de vida saudável e realizar exames de saúde regularmente com acompanhamento médico especializado, é possível manter a taxa de açúcar no sangue (índice glicêmico) dentro do desejado para preservar a função renal durante o envelhecimento. Vale citar também que utilizar os medicamentos diariamente conforme indicação médica (principalmente a insulina e os comprimidos orais) é um dos pontos mais importantes para manter o diabetes controlado e evitar as complicações da doença.8

Para lembrar

Para um envelhecimento sadio, é fundamental controlar o diabetes por meio do tratamento medicamentoso e da adoção de um estilo de vida saudável, ações que reduzem chances de desenvolver doença renal, neurológica, ocular e cardiovascular.

 

Leia também: Saiba mais sobre as complicações do diabetes.

Referências:

  1. Magalhães FG, Goulart RMM. Doença renal crônica e tratamento em idosos: uma revisão integrativa. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2015;18(3):679–92. 

  2. Glassock R, Denic A, Rule AD. When kidneys get old: an essay on nephro-geriatrics. J Bras Nefrol. 2017;39(1):59-64. 
  3. Inzucchi SE, Lupsa B. Clinical presentation, diagnosis, and initial evaluation of diabetes mellitus in adults. UpToDate. 18 de dezembro de 2023. Acesso em 26 de abril de 2024. 

  4. ‌Motty AK, Tuttle KR, Bakris GL. Diabetic kidney disease: manifestations, evaluation, and diagnosis [Internet]. UpToDate. 15 de dezembro de 2022. Acesso em 22 de abril de 2024.

  5. Rosenberg M. Overview of the management of chronic kidney disease in adults. UpToDate. 10 de novembro de 2022. Acesso em 26 de abril de 2024.

  6. Sá JR, Canani LH, Rangel EB, et al. Doença renal do diabetes. Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes Edição 2023. Acesso em 25 de abril de 2024.  

  7. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2ª ed., 1ª reimpr.  Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p. Acesso em 25 de abril de 2024.

  8. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 162 p. Acesso em 25 de abril de 2024.

 

Este material é de natureza informativa e não substitui a avaliação médica individualizada.

PP-UN-CAR-BR-0170-1 MAIO 2024

Esse artigo foi útil para você?

Custom Categories

NEWSLETTER

Aprenda mais sobre diabetes e suas complicações

Inscreva-se